Ao pensar em emagrecimento, muitas pessoas assumem apenas a perda de peso como resultado, porém seguir uma rotina de exercícios, alimentação e sono regulados pode trazer diversos benefícios! Não é preciso estar acima do peso para considerar um método de emagrecimento, pois diversas áreas do nosso corpo são beneficiadas quando se tem uma rotina equilibrada.

Confira agora a diferença entre emagrecer e perder peso, e entenda a importância de seguir um método de emagrecimento, mesmo que você não tenha necessidades metabólicas ou esteja acima do peso.

Emagrecimento vs Perda de peso

Sempre que se começa um método de emagrecimento, há uma expectativa em ver os números na balança mudarem, porém está é uma análise rasa. Na verdade, emagrecer tem muito pouco a ver com perder peso, mas sim com reduzir gordura e ganhar massa muscular ou massa magra.

Todo o excesso ou falta de massa é prejudicial ao corpo, seja gordura, massa muscular ou massa magra, por isso nem sempre redução de peso significa melhoria na saúde. Quando a perda de peso vem acompanhada da redução da massa magra, por exemplo, ocorre também a redução do metabolismo, tornando o emagrecimento saudável mais difícil e desregulando seu corpo.

A perda de massa magra é um processo natural do envelhecimento, porém também pode acontecer por conta de alimentação inadequada, o que pode (e deve) ser evitado.

Já com a massa muscular a questão é outra: o músculo é mais denso do que a gordura, mesmo assim, ocupa menos espaço e para se regenerar gasta energia, ao contrário da gordura que ocupa um espaço muito maior do que os músculos no corpo! Portanto, quando há uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, o peso na balança pode acabar não diminuindo, ou até aumentando, pois você estará substituindo a gordura por massa muscular.

Para entra mais a fundo nessa discussão, confira este artigo do G1: Perder Peso X Emagrecer.

Para todos os corpos!

Muitas pessoas acreditam que, por não estarem acima do peso ou estarem com bons exames, não precisam de um método de emagrecimento, nem se preocupar com uma alimentação balanceada ou com a prática de exercícios. Porém, diferente do que pensam, os métodos de emagrecimento beneficiam nosso corpo em diversos aspectos, não só na redução de gordura e perda de peso!

Veja abaixo alguns benefícios dos métodos de emagrecimento:

Redução da fome: manter uma alimentação equilibrada, baseada nas necessidades e preferências de cada paciente, ajuda a reduzir a fome e acostumar seu corpo a trabalhar melhor com porções menores.

Qualidade do sono: quando o metabolismo está indo bem, todo o corpo fica mais relaxado e trabalha melhor, e assim o sono é melhor aproveitado para compensar a mudança na alimentação e a prática de exercícios.

Redução do stress: uma rotina saudável é sinônimo de uma mente tranquila, por isso os métodos de emagrecimento são ótimos para reduzir o stress e irritação do dia a dia.

Corpo em forma: mesmo que você não esteja acima do peso, manter seu corpo em forma com treinos personalizados é sempre bom, pois aumenta a motivação e reduz muito a possibilidade de problemas físicos no futuro.

Se interessou em algum dos benefícios? Confira todas as informações dos meus métodos de emagrecimento em suas respectivas páginas: o Método PESO, ideal para um emagrecimento rápido e sem fome, e o Método Customizado, focado na reprogramação completa do metabolismo e melhoria da qualidade de vida!

Open chat