Você já fez ou passou por alguma dieta restrita que te trouxe um bom resultado a curto prazo, mas logo depois seu corpo voltou ao que era antes, ou até piorou? Pois é, esse é o famoso efeito sanfona!

Efeito sanfona, ou efeito ioiô é o nome utilizado quando uma pessoa perde peso por meio de uma dieta restritiva, mas logo depois ganha esse peso rapidamente de novo, ou tem muitas dificuldades para mantê-lo.

O efeito sanfona ocorre quando há sucessivas perdas e ganhos de peso. A pessoa emagrece, mas não consegue manter a nova medida e volta a engordar. Não são aqueles 3 quilos ganhos no fim de ano ou nas férias, mas, quando se perde muito peso e, normalmente, ganha-se o dobro.

Para entender o efeito sanfona precisamos primeiro saber o que é emagrecer.

Diferente de perder peso, que é reduzir números na balança sem se preocupar se está perdendo massa muscular ou gordura, emagrecer é manter ou aumentar a massa muscular e diminuir o percentual de gordura corporal.

Entendendo esse conceito de emagrecimento, percebemos o motivo do efeito sanfona. Algumas dietas restritivas, como de determinado macronutriente ou mesmo com longo período em jejum, ou mesmo com déficit calórico, levam a perda da massa muscular e gordura, fazendo com que a pessoa perca peso na balança, mas, tenha um emagrecimento ilusório, visto que a perda da massa muscular afetará diretamente o metabolismo.

Bom, mas por que isso ocorre? E o quanto isso é prejudicial à nossa saúde?

Vamos pensar no metabolismo como uma roda gigante que gira de acordo com a quantidade, tipo e tempo em que recebe os alimentos. Se comermos o alimento adequado, mais vezes ao dia, na quantidade adequada, essa roda irá girar rapidamente, fazendo com que se gaste bastante energia.

Além dos alimentos, a massa muscular tem papel fundamental nessa roda e no emagrecimento, pois é um tecido ativo que gasta energia para se manter, fazendo com que essa roda (metabolismo) gire muito mais rápido.

Quando acontece o oposto, ou seja, a pessoa deixa de comer determinado tipo de alimento, fica muitas horas sem se alimentar, come menos do que seu corpo necessita, tudo isso, além de deixar a roda mais lenta, fará com que a pessoa perca massa muscular, diminuindo ainda mais o gasto energético.

Tudo isso piora ainda mais, quando a pessoa volta a comer normalmente. O metabolismo está lento e a massa magra, que consome mais energia, está diminuída. Com isso, fatalmente, haverá um acúmulo de energia que faz com que a pessoa engorde mais do que antes e muito mais rápido.

Como perder peso de forma mais rápida e saudável?

Algumas pessoas aliam dietas restritivas às atividades físicas sem planejamento, aumentando ainda mais a perda de massa muscular. Para evitar o efeito sanfona, é preciso praticar exercícios físicos, que são planejados, personalizados, customizados e orientados de acordo com uma avaliação física criteriosa, que mostrará o caminho que o profissional deve seguir para manter ou aumentar a massa muscular e eliminar somente a gordura, conseguindo assim resultados efetivos.

É importante informar que o efeito sanfona não afeta somente a parte estética, mas principalmente a parte psicológica e, ainda traz riscos de a pessoa desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares, devido ao processo inflamatório que causa ao organismo.

Para diminuir o risco do efeito sanfona, devemos ter tudo muito bem calculado, personalizado e individualizado, tanto na parte da alimentação quanto na do exercício físico, pensando principalmente em manter ou aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura.

As metodologias de trabalho que ofereço, Método PESO e CUSTOMIZADO, criadas pelo Ms. Prof. José Carlos Gallo, tem toda uma preocupação em evitar que ocorra o efeito sanfona. Para isso iremos utilizar cálculos que combinarão perfeitamente o exercício físico e a orientação alimentar, fazendo com que a pessoa utilize a gordura como fonte de energia, mantenha ou aumente a massa magra e tenha uma reprogramação do metabolismo, fazendo com que ele se torne uma fábrica de queimar gordura.

E se você quer saber mais sobre o Método Peso e Customizado e ter resultados ainda mais rápidos e saudáveis, é só clicar no link: https://mikeferola.com.br/metodo-peso/

Open chat