Você já deve ter ouvido que o intestino é o nosso segundo cérebro, certo? E isso está perfeitamente correto, hoje vou explicar a importância do bom funcionamento dele para a sua saúde, tanto na melhora da qualidade de vida quanto no processo de emagrecimento. Acompanhe:

SERETONINA

O intestino possui mais de 100 milhões de neurônios, sendo que 95% são neurotransmissores de serotonina.

E esse neurotransmissor atua diretamente com o cérebro e sua comunicação é vital para regular funções relevantes do organismo, bem como:

– Humor
– Sono
– Apetite
– Temperatura Corporal
– Ritmo Cardíaco
– Sensibilidade e Funções Cognitivas

Portanto, uma baixa concentração de serotonina causa mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade e até mesmo depressão.

Então a ação coordenada entre o sistema nervoso e o intestino é fundamental. Emoções afetam o funcionamento intestinal e vice-versa.

Existem algumas maneiras de aumentar a concentração de serotonina no seu organismo, uma delas é o consumo de alimentos ricos do aminoácido triptofano, como salmão, ovos, banana, abacate, nozes, castanhas, cacau, dentre outros.

Além da ingestão dos alimentos certos também é preciso aliar a prática de atividades físicas regulares e a exposição solar para a produção de vitamina D que impacta no triptofano.

Quem sofre de doenças como depressão, ansiedade, enxaqueca, esquizofrenia, entre outras, geralmente manifesta prisão de ventre, diarreia, má digestão, azia ou síndrome do intestino irritável.

Trilhões de bactérias no intestino auxiliam na digestão e nos protegem de infecções. Quando há alterações nas bactérias, a produção de serotonina fica comprometida, causando desconforto e irritabilidade.

A manutenção da saúde da flora intestinal, com uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos naturais, é importante para o bom funcionamento do intestino e para os reflexos psíquicos, como explicamos anteriormente.

INTESTINO E A ÁGUA

A água é de suma importância para manter o bom funcionamento do intestino. Tomar a quantidade de água adequada a cada 1 hora e meia, faz com que as fezes não ressequem, auxiliando no processo digestivo e evitando a prisão de ventre.

EMAGRECIMENTO

Diante do que comentei, fica muito claro que para que qualquer processo de emagrecimento tenha sucesso, é preciso que o intestino esteja funcionando corretamente, caso contrário, nada acontece. Além disso, o intestino que não funciona de forma adequada, dificulta a boa absorção de nutrientes.

Mantenha uma dieta saudável e faça exercícios para estimular a produção de serotonina no seu corpo!

Continue acompanhando o blog! Tem sempre informação relevante para você cuidar da sua saúde e bem-estar.

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato comigo! Abraços!

Open chat