Utilizamos o monitor cardíaco para ter um maior controle da intensidade nos treinos.

Através da avaliação física e da anamnese que é feita, conseguimos identificar as necessidades e objetivos do cliente.  Com essa análise, podemos determinar qual a melhor intensidade de treino para resolver os problemas do cliente.

Para manter essa intensidade, o cliente deverá permanecer em uma zona de frequência cardíaca alvo que será calculada. E, é aqui que está a importância de se utilizar o monitor cardíaco, pois, ele nos dá com precisão o número de batimentos que está acontecendo naquele momento do treino, podendo assim, o cliente ter total controle sobre o treino.

Outra importância a se destacar do monitor cardíaco, é que para um cálculo preciso de treinamento, temos que ter a frequência cardíaca em repouso. Com o monitor, é muito fácil de obter essa frequência, basta colocá-lo e monitorar essa frequência durante um tempo estipulado.

Destaca-se também, que para testes de pistas aos quais queremos encontrar o VO2 máximo do cliente, que é o consumo máximo de oxigênio, um importante indicador para a modulação de treinos e orientação alimentar, o monitor cardíaco é imprescindível, por marcar exatamente a quantidade de batimentos no momento do teste.

Sem o monitor cardíaco é possível fazer um controle com uma escala subjetiva de esforço, mas ela não é tão precisa quanto ao monitor cardíaco. Pois, vai depender muito do controle de quem está executando o exercício.

Temos algumas marcas de monitores cardíacos excelentes no mercado. Umas com um preço um pouco mais caro, outras com o preço mais modestos. Mas, todas cumprem sua função.  

Dentre as marcas mais caras, destaca-se a Polar e a Garmin. Marcas bastante confiáveis, em que, os monitores, além da sua função, conseguem monitorar qualidade do sono, VO2, tem até monitores que, através da temperatura corporal, indicam se a mulher está próximo da menstruação.

Monitores cardíacos mais simples como Átrio, Próximus e Gonew, também fazem bem o trabalho de monitoramento. De preferência, se os monitores forem comprados das marcas mais simples,  devem ser os que utilizam a cinta cardíaca, que é uma cinta colocada no peito quando fazemos o exercício.

Agora, monitores da marca Polar e Garmin, podem ser comprados os que monitoram a frequência pelo pulso, sem a necessidade da cinta.

É importante destacar que estamos falando de monitor cardíaco e não Smartwatches,  que particularmente, não confio muito no seu monitoramento cardíaco.

Com o monitor cardíaco é possível ter resultados muito mais rápido e que realmente farão a diferença nos seus treinos.

Continue acompanhando o blog! Tem sempre informação relevante para você cuidar da sua saúde e bem-estar.

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato comigo! Abraços!

Open chat