Muitos podem não saber, mas existe uma grande diferença entre praticar atividades físicas e exercícios físicos, e é muito importante saber diferenciar esses dois para não prejudicar seu treino!

Por definição, entende-se como atividade física qualquer movimento feito pelos músculos do corpo que tenha como resultado o gasto de energia em valores superiores ao gasto em repouso. Atividades como limpar a casa, subir escadas, caminhar, enfim, toda movimentação que te tire do repouso absoluto já é classificada como atividade física.

A atividade física transforma-se em exercício físico quando é sistematizada e individualizada, ou seja, existe uma duração específica, um ritmo específico, tudo é esquematizado de modo a alcançar o objetivo desejado pelo aluno. O controle da intensidade, do gasto calórico e da progressão são outros fatores essenciais para garantir os resultados do exercício físico.

Todo exercício físico é uma atividade física, porém a recíproca não é verdadeira. Quando modulamos e quantificamos o exercício físico de acordo com as necessidades do aluno, o resultado é certo. Já quando fazemos atividade física, o resultado pode ou não aparecer, e as vezes pode até prejudicar nossa saúde!

Open chat